jueves, 5 de enero de 2017

Semelhanzas e diferenças entre o Natal em Portugal hoje e há 100 anos.

Como sabemos, o Natal é uma tradição que continuamos a celebrar ao longo dos anos, mais tem sofrido algumas alterações.

Apesar disso, algumas coisas permanecem as mesmas, como o perú ou o polvo, que são pratos típicos do dia 25. Além disso, a consoada é tão importante como o almoço do dia 25, embora este, há 100 anos, era só no norte de Portugal. Outra tradição que ainda permanece é a Missa do Galo, que é uma cerimónia religiosa que acontece entre as 23 horas e a meia-noite e depois disso se come a consoada. Os fritos de Natal ainda preparam-se para o dia de Natal e tem muita importância para reunir a família.

Além disso, há também algumas coisas que mudaram, por exemplo, antes faziam jejum de carne a partir do início do Advento e, na véspera do Natal, no sul do país, era jejum total até a Missa do Galo. No final da II Guerra Mundial, o bacalhau era um prato simples e humilde mas, depois, tornou-se tradição e agora é o prato principal na consoada. Outra diferença é que há 100 anos, o nome do Bolo-rei não era consensual, porque a república proibiu-o e por isso, algumas pastelarias chamaram-lhe Bolo de Natal, Bolo de Ano Novo ou até Ex-Bolo-Rei. Finalmente, antes, os presentes eram só para as crianças, mas agora todos os membros da família podem ter um. Além disso, quem trazia os presentes era o menino Jesus e hoje em dia é o Pai Natal.

Em conclusão, quero dizer que, embora o Natal tem sofrido algumas alterações, continua a ser uma data para estar com os seres queridos.

Feliz Ano Novo!

                                                                                              Ana Cartas García, 3ºB.

No hay comentarios:

Publicar un comentario