miércoles, 11 de enero de 2017

O NATAL EM PORTUGAL, SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS


O NATAL EM PORTUGAL, SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS




O Natal que celebrámos agora é diferente ao Natal que celebravam 100 anos atrás. Há diferenças e semelhanças na comida, na decoração e na tradição. 100 anos atrás os pratos mais comuns eram o bacalau-cozido ou em pastéis, arroz de polvo e polvo guisado. Agora, preparamos perú, polvo, cabrito e galo asado. Há semelhança é que se cozinhava e se cozinha polvo.

Antigamente o doce que se preparava nas pastelarias era o bolo-rei mais agora apreciamos um grão variedade de doces: bolo-rei (o mesmo doce que se comia antigamente), rebanadas, filhoses, fatias douradas, coscorões, sonhos, azevias, broas de mel.

Também há diferenças na decoração, agora adornamos o árvore Natal com os presentes debaixo, mais 100 anos atrás adornavam a chaminé com sapatinhas e os presentes deixavam-se em elas.

A tradição também sofreu mudanças, os presentes foram trazidos pelo menino Jesus, mais agora são trazidos pelo pai Natal e os meninos deixam-lhe bolachas e um copo de leite para recompensar os esforços do pai Natal. Mais há uma coisa que não mudou e espero que não mude, é que as festas de Natal celebram-se com a família reunida.




                                                                 Sofía Vega Lepers, 3ºB


No hay comentarios:

Publicar un comentario