martes, 27 de diciembre de 2016

Semelhanzas e diferenças entre o Natal em Portugal hoje e há 100 anos



O Natal é das poucas tradições que ao longo dos anos continuamos a celebrar.
O Natal tem sido modernizada e alterada, mas as famílias portuguesas não trocam muito aqueles hábitos.
As semelhanças mais importantes são as seguintes:

1. O Presépio é muito importante porque Portugal é um país muito católico. O presépio é montado é foi montado, na parte mais visível e importante da casa.


2.A missa do Galo é outra importante tradição, mas só no Norte do país.

3.A ceia da véspera de Natal é tão importante como o almoço de dia 25. Mais esta tradição também era só no norte do país, acima do Porto.

4.A preparação dos doces era e é ainda muito importante porque reúne a todos.

5.Mas o mais importante no Natal hoje em dia e há 100 anos é que toda a família esta junta e unida.

Mas também há diferenças entre o século XXI e o século IX, e estas são as principais:

1.Hoje em dia as pessoas não fazem jejum, mas a véspera de Natal, há 100 anos, era comum e era muito rigoroso. A partir do inicio do Advento, as famílias sou faziam jejum de carne e, na véspera de Natal, normalmente, no soul do pais faziam jejum ate a Missa do Galo.

2.No final da II Guerra Mundial, o bacalhau era um prato de comida para o povo, um prato “simples” e “humilde”. Mais tarde o estado fez  propaganda e o bacalhau torno-a se tradição Hoje um prato de bacalhau cozido não falta no dia 24 nas messas das famílias portuguesas.

3.Antigamente só os presentes eram para os meninos, os mais pequenos na noite do dia 24 punham os sapatos e seguem a tradição na manha seguinte o mesinho Jesus trouxe os presentes. Hoje em dia todos os membros da família podem ter uno, os presentes a partir da década de 60, tornaram se debaixo do Arvore de Natal e o Pai Natal trazê- los. Algumas famílias  durante a noite deixaram um copo de leite com um prato de bolachas para o Pai Natal.
Mas algumas famílias no dia 25 abrem os presentes depois de comer os fritos.


4.Embora os doces seguem pertencendo a uma tradição, alguns nomes se mudarom. Por exemplo O Bolo Rei, e um doce típico que se come entre o Dia de Natal e o Dia de Reis. Em o seu interior há colocado uma fava e um pequeno brinde, quem encontrasse a fava teria de pagar o Bolo ou comprar-lho no ano seguinte.
Mas com a implantação da República o doce foi proibido no estado, mas as pastelarias vendiam o Bolo do Rei com outro nome, por exemplo Bolho de Natal, Bolho de Ano Novo ou Bolo de ex- rei.

Eu acredito que o Natal hã 100 anos ou hoje em dia tem una finalidade principal que é de reunir a toda a família junta

Feliz Ano Novo,🎆🎁

África Pérez García 4°A💕

No hay comentarios:

Publicar un comentario